terça-feira, julho 18, 2006

Liberte-se. Vá de metrô.



"Liberte-se. Vá de metrô", diz a campanha do metrô de Los Angeles (EUA).

Por lá, ao contrário do irmão paulistano, as bicicletas são muito bem-vindas dentro dos vagões.

As opções tarifa também são mais diversificadas: por US$3,00 o cidadão de Los Angeles tem direito de utilizar as 200 linhas de ônibus e os 117 kilômetros de trilhos durante o dia inteiro. Se preferir, o usuário também pode comprar bilhetes mensais, com desconto.

Em São Paulo, a integração-meia-boca só permite viagens no período de duas horas e limita o uso dos trens a apenas uma viagem. Isso para não falar na recente extinção do "múltiplo de 10", que estimulava o uso do transporte público ao fornecer desconto aos usuários.

A comparação entre os sites do transporte metropolitano de Los Angeles e da SPTrans também é ridícula (tente, por exemplo, consultar um itinerário de ônibus no site paulistano...).

Além da campanha publicitária acima, o metrô californiano também estimula a carona e a integração automóvel-transporte público. Por aqui, a única campanha de estímulo ao uso do metrô é de caráter turístico, nos finais de semana.

É triste ver que até Los Angeles, a cidade mais dependente do automóvel no mundo, parece valorizar mais o seu transporte público do que a subdesenvolvida capital paulista.

voltar ao topo

Comments:
Desigualdade!!!
 
Pô, calma também. A idéia do bilhete único é que você pague uma tarifa fixa por viagem, independente do número de ônibus ou metrôs, e ele cumpre bem esse papel (2 horas é suficiente, normalmente, até pegar o último meio de transporte). Em Roma também é esse esquema, mas por 1:30h.
 
É, no Rio, o múltiplo de 10 não foi extinto, mas o valor do bilhete é igual ao valor unitário vezes dez. Lembro de que há uns dez anos, o bilhete múltiplo era de 12 viagens e custava 10 vezes o valor unitário.
Há uma promoção para viagens entre 5h30 e 6:00, se não me engano paga-se metade do valor.
Há integração também com ônibus do próprio metrô, são trajetos relativamente curtos. Paga-se o valor do metrô e com o bilhete dá para entrar no ônibus do metrô. O metrô aqui é pequeno e se expande a uma velocidade muito lenta. O site do metrô do Rio parece ser um pouco melhor do que o de São Paulo, dá para ver ruas próximas e atrações da cidade em cada estação.
 
Não é o metrô que é pequeno, as linhas é que são.
 
Postar um comentário

<< Home