quarta-feira, junho 21, 2006

Sobre propaganda e gentileza





A primeira imagem é uma descoberta publicada no blog do Willian Cruz: propaganda de carro veiculada no MSN Messenger. Não é comovente a propagação de valores humanos de convivência evocados pela brilhante peça publicitária? A segunda está no site do automóvel: "seguro, valente, estável e confiável".

É a deseducação do cidadão-motorista através de estímulos anti-sociais, muito mais potente$ do que qualquer campanha de educação. É por isso que alguns países discutem seriamente a proibição de propagandas de automóveis, cjuo uso desenfreado é uma verdadeira epidemia (a segunda causa de mortes não-naturais no Brasil, perdendo apenas para os homicídios).

Por falar em gentileza e educação, o Estadão adaptou e reproduziu uma pesquisa publicada no londrino The Times que considera São Paulo a 5a cidade mais "gentil" do planeta.

Engraçado que o jornal brasileiro não reproduziu a única parte da matéria original que cita a capital paulista: "Em São Paulo, até os 'criminosos' são gentis. Os 'pesquisadores' tentavam comprar um par de óculos em um mercado ilegal (camelô) quando a polícia chegou. O dono da banca ainda disse 'obrigado' antes de fugir (do rapa)".

Mais engraçado ainda é a relação de tudo isso com o processo de limpeza social em curso no centro da cidade, que considera os motoristas mais cidadãos que os camelôs ao exterminar os calçadões e abrir espaço para os veículos daqueles que não se sentem "seguros" em conviver nas ruas de sua própria cidade (e isso não tem nada a ver com a garoa paulistana evocada pateticamente no anúncio do veículo).

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Comments:
Os comerciais de automóveis devem ter o mesmo destino dos comerciais de cigarros:
A PROIBIÇÃO!!!!
 
É iSSO AÍ!
 
LoL
O mais engraçado é o Estadão!
E sim...as pessoas estavam presas no trânsito quando tentavam comprar pão na esquina de carro.

Esses pesquisadores são ingênuos..
 
Concordo... comerciais de automóveis deveriam vir com o mesmo dizer q vêm em propagandas de cigarro: "O Ministério da Saúde adverte..." ou "O Ministério das Cidades adverte..."

Se faz parte das diretrizes do Governo Federal, no seu Plano Nacional de Mobilidade, "priorizar os transportes coletivos e não motorizados" e "desestimular o uso do automóvel"... Por que não começar a fazer isso através de propagandas na mídia???
 
Hoje eu li uma frase que achei bem interessante, dizendo mais ou menos assim: os governos insistem em incentivar as indústrias como geradoras de empregos e não de produtos.

É exatamente o que vemos na indústria de automóveis. O governo dá incentivos, desconto em imposto, etc. na esperança que essas grandes empresas resolvam um problema do governo, o desemprego. Existe trabalho para ser feito e existe gente querendo trabalhar, só é preciso organizar as coisas para levar um ao outro e, nesse "organizar", inclua-se capacitação técnica.

Ah, sei lá, vai ver eu é que sou o maluco.
 
po, sem falar que a pesquisa é da "reader's digest", a famosa revista seleções...mais pasteurizada, enlatada e americanizada impossível.
 
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