quarta-feira, junho 14, 2006

Brasil 37 X 23 EUA



A operadora de TV a cabo NET (a maior do Brasil, pertencente à.... adivinhe) simplesmente eliminou de sua grade de programação a BBC inglesa, a TV5 francesa e a TVE Espanhola. Agora os assinantes que acreditam ter acesso "ao mundo na tela da TV" só recebem conteúdo produzido em um país além de Brasil e Estados Unidos:a Itália (RAI).

O grande irmão do norte subiu de 21 para 23 canais na operadora, pois no lugar dos três eliminados entraram os enlatados Arts & Entretainment (ou A&E, dedicado a variedades e celebridades) e The History Channel (a versão oficial do Pentágono dos processos históricos, com grande destaque às guerras e invenções tecnológicas).

Agora a grade geopolítica da tv a cabo ficou assim:

- 23 canais exibem programação estadunidense 24 horas por dia
- 14 canais brasileiros pertencem às Organizações Globo
- 9 canais abertos (VHF e UHF) de outros grupos
- 7 canais "oficiais" (legislativo, judiciário, educativo, comunitário...)
- 1 canal de outros países (Itália)
- 3 canais de compras 24 horas por dia (um deles, da Globo)
- 3 canais de pregação religiosa 24 horas por dia
- 1 canal comercial nacional que não pertence à Globo (ESPN Brasil e MTV, ambas do grupo Abril)

Segundo um diretor da NET, os canais foram removidos por causa da digitalização de seus sinais. A NET promete trazer de volta os canais quando "o processo de digitalização do sinal tiver terminado", o que permitirá "por exemplo, legendas e outras opções de áudio".

No entanto, o assinante que quiser de volta o melhor telejornalismo do mundo (da BBC), ou as programações francesa e espanhola, terá que telefonar (enfrentando o telemarketing) e solicitar o que lhe foi tirado sem nenhum aviso.

[matéria site br101.org]
[matéria da agência Estado]
[resposta da NET]
[outro texto sobre TV publicado aqui]

voltar ao topo

Comments:
Eu não assino nenhuma TV a cabo e raramente ligo a meu aparelho de TV aqui em casa. Mesmo assim, acho isso muito lamentável. Se até os assinantes da TV a cabo sofrem com a falta de diversidade de informação e opinião, imagine o povão que só tem acesso a TV aberta. Depois, na época da copa, colocam uma corneta na boca do brasileiro e ele... Assopra!
 
Isso tudo é uma jogada de marketing para os assinantes migrarem para o plano da Net Digital. Tirando esses canais eles acham que assim os assinantes irão assinar esse plano que é mais caro.

Sabemos que somos um país de uma grande diversidade cultural e existem muitos imigrantes europeus (ingleses, franceses e italianos) que irão sentir falta desses canais.

A RAI ainda está, mas será a próxima a ser retirada.

Mais um processo, onde o dinheiro prevalece do que o conteúdo, infelizmente.
 
Luddista os links do Estado e do br101 são iguais, caem para o yahoo.
 
a bbc, na net analogica de curitiba, continua! ainda bem
 
sacanagem...e agora como vou ver o tour de france ao vivo en français?
 
Postar um comentário

<< Home