terça-feira, maio 16, 2006

Quem te dá segurança?

Você tem medo de quê? Dos "ataques do PCC" ou de ser parado pela Rota às 2 da manhã?

voltar ao topo

Comments:
Pora, com certeza da Rota.
 
de nada, quando os monstros atacam
(de um ou outro lado) me escondo em meu abrigo anti-nuclear e esgoto as reservas de vinho, camarão e chocolate... duro é aguentar os mexicanos do tipo americanos (partes I, II e III).
pena que o feriado durou pouco!
 
Dos ataques do PCC, claro. Que eu saiba o pessoal da rota morreu a rodo para defender babacas como você.
Ô esquerdinha estúpida essa do Brasil, dá dó.
 
Me desculpe, sei que aqui não é o lugar certo pra se discutir isso mas achei que era a maneira mais rápida de chegar à vc meu caro amigo luddista,é só uma pergunta: seria possível, bloquear a opção de comentário anônimo?
Eu acho de uma idiotice profunda e de uma falta de coragem absurda entrar em uma comunidade, fórum, ou seja lá oque for e falar oque pensa sem mostrar a cara. assim fica facil ser da direita estúpida.
Clayton
 
Clayton, até é possível bloquear os comentários anônimos, mas isso exigiria registro de quem comenta no blogger, o que pode ser desconfortável para alguns.

No mais, não vale a pena se gastar energia com quem tem como argumento a agressividade gratuita e como postura de discussão o ataque anônimo. Melhor ignorar e deixar ele continuar acreditando que o mundo se divide apenas em esquerda e direita, preto e branco, certo e errado...
 
oops... quis dizer mexicanos do tipo norte-americanos (há pior?),
mas os intervalos foram bem divertidos (me desculpem a piada interna).

direita ou esquerda? prefiro seguir em frente, essa conversinha
me dá sono... mas para os anônimos tão preocupados com os q morreram a rodo, eu conto um dos fatos não noticiados (por motivos óbvios):

em resposta a morte de um bombeiro (pm) metralharam imediatamente um civil, ali no mesmo local. suspeito? talvez, mas carregava apenas um pacote de bolachas pela metade e um papel com um endereço anotado... em uma e outra mão.

eu tenho medo é de gente.
 
Considerando que quem defende bandido pode ter alguma relação com eles, o anonimato é mais seguro.
E desde quando Luddista é identificação? Ou clayton? Que clayton? Clayton, o censor, claro. Mas quem é? E gira quem é? A pomba? Somos todos anônimos!
Não falei da esquerda como um todo, mas dessa que não respeita as instituições com a qual você se identifica claramente.
Quanto à agressividade, agressiva mesmo foi igualar uma classe profissional à bandidagem.
Quanto à suposta morte de um suposto inocente, como você pode ser tão rápido, leviano em julgar sem ter o mínimo de dados? E se o policial tiver mesmo errado e matado um inocente? Isso coloca todo o corpo policial contra os cidadãos? E mesmo esse policial, tinha que ser infalível? Fácil julgar covardemente, sem dados, de trás de seu computador tomando Nescau.
Eu tenho medo é dessa esquerdinha.
 
medo mesmo eu tenho é da tv
 
Eu tenho medo mesmo é de rótulos. E de generalizações.

Ah, e da TV também.
 
noossa desculpa eu começar essa zona , mas só e somente assim para se discutir algo dessa grandeza, acho eu!!
 
Caro anônimo, finalmente argumentos.

Também tenho medo de rótulos e de generalizações. "essa esquerda que não respeita instituições"... bobagem... Eu respeito as instituições (como a polícia) até porque sou obrigado a respeitá-las para viver em sociedade. Quem pratica o desrespeito são as instituições: a polícia, a Justiça, os "representantes", a imprensa... Esses, em geral, me desrespeitam cotidianamente.

Não pretendo fazer apologias nem panfletos com meus textos. Como diria Tom Zé, a burrice anda pela direita e anda pela esquerda e está espalhada em panfletos, palavras de ordem, manuais, livros, jornais, pronunciamentos e teses acadêmicas.

Nâo disse "viva os bandidos que estão matando policiais". Bobagem acreditar que isso transforme a sociedade em algo melhor. No entanto, o que procuro é apenas sair do senso comum, da opinião pasteurizada do jornal, da TV e dos círculos classe média "opinião pública" (nos quais convivo).

Tomando copos de Toddy, pretendo apenas contestar o senso comum que me assusta, que pode levar a estados totalitários, facistas (como já levou na alemanha de Hitler e nos EUA de Bush, onde a guerra está acima dos direitos). No mais, são opiniões e ninguém precisa concordar com elas.

Só que para viver em sociedade, não dá pra agir como a Rota em suas abordagens (não comigo, que sou branco, classe média, mas com o pobre, negro) nem como os bandidos em seus ataques. Não dá pra enfiar uma arma na cabeça ou jogar uma bomba para depois dizer: "olha, escuta aqui, acho isso". E foi o que você fez.

Para terminar: sim, mesmo branco, classe média e tomador de leite, eu tenho medo da polícia. E se você perguntar na rua, boa parte da população tem. E acho um absurdo tremendo uma sociedade que tem medo da polícia, acho triste, lamentável. Dos bandidos, é pressuposto que tenhamos medo, mas eles não usam uniforme, então prefiro apenas não bobear nas ruas, pois rejeito viver em estado de paranóia, com medo do inesperado.

A polícia brasileira não é cidadã, não serve para defender os interesses da cidadania. Ela caminha neste sentido, mas ainda está muito longe. A polícia brasileira serve para defender, essencialmente, a propriedade e o Estado (que, no Brasil, são praticamente a mesma coisa). Isso, é claro, não coloca todos os policiais no mesmo saco, mas a crítica é à instituição.

Voltando ao trânsito com um exemplo banal: tente dizer para um policial que tem o carro estacionado desnecessariamente em cima da calçada que, como cidadão, você não acha a postura dele correta....

Enfim, já virou um tratado, então paro por aqui...
 
Uma leitura interessante sobre este assunto (na minha opinião) é "The (Un)rule of Law and the Underprivileged in Latin America".

Se alguém se interessar:

Juan E. Mendez, Guillermo O’Donnell & Paulo Sergio Pinheiro, eds., The (Un)rule of
Law and the Underprivileged in Latin America (University of Notre Dame, 1999).
 
Postar um comentário

<< Home