quarta-feira, março 15, 2006

Bonita a sua caminhonete, mas por onde eu passo?


(clique na imagem para ampliá-la)

Quando o tempo é curto, a gente recorre aos amigos. Em Maceió, Daniel Moura fotografou esse monstro urbano em cima da calçada.

Já o colega Inácio voltou a publicar o Na Estrada e ao Vento. Ele está há nove meses sem carro em São Paulo e escreveu aqui um belo texto sobre a sua experiência.

voltar ao topo

Comments:
Gente, quando verem uym carro assim, não tenham piedade: PASSE A CHAVE! PISE EM CIMA, IGUAL AO VIDEO DA SOCIEDADE DO AUTOMOVEL! já fiz isso em vários carros obstruindo calçadas por aqui e deixei belas marcas, acredito que seus respectivos donos já entenderam a mensagem
 
Tem motoristas que pensam que não existem pedestres. São o tipo de pessoa que não saem de dentro do carro.
Mas... Por outro lado existem MUITOS pedestres que pensam que não existem ciclistas. Já cansei de quase ser atropelado pelos pedestres que olhavam, literalmente, através de mim, como se eu não estivesse lá. Pessoas que tentavam desafiar uma das leis da física: dois objetos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço. Ou essas pessoas pensam q a bicicleta simplesmente vai evaporar no ar e desaparecer por que elas resolveram atravessar a rua.
 
Sou totalmente contra passar a chave, é vandalismo e além de fugir do dono, ainda terá de fugir da polícia, aliás eles gostam bastante de proteger a propriedade.

Perfeito é fazer como um grupo de franceses que li na última "Carbusters" (www.carbusters.org), os caras fazem de tudo pra fugir do DONO e NÃO fugir da polícia. Basta murchar o pneu, e aí vai da vontade, tempo e cara de pau de cada um. Ar é grátis, uma caneta ou algo assim esvazia rapidinho e pneu e ao invés de raiva de ter sido vandalizado, o motorista terá bastante tempo para refletir sobre o pq dos seus 4 pneus terem ficado murchos, ou se for um só, o trabalho de trocar o pneu é bastante reflexivo. hehehe
 
Ruim é que murchar pneu faz muito barulho, o suficiente para um manobrista dono da razão vir discutir com você ou o pit boy dono do carro partir pra agressão.

Se eu fosse fazer alguma coisa contra carro na calçada, teria que fazer isso todo dia aqui na R. Amauri, onde trabalho. A calçada do restaurante Parigi é um estacionamento, os pedestres têm que passar desviando o corpo de carros de mais de 100 mil reais, que ficam sob os olhares atentos dos manobristas e seguranças. Às vezes você tem que parar de andar porque o cara tá manobrando na calçada. Eu fico morrendo de vontade de andar por cima do carro, mas é pedir pra levar porrada de um segurança, sem contar que vão me segurar lá pra pagar o conserto do carro se ele amassar ou arranhar. E o conserto de um carro desses não é nada barato... Mas que dá vontade, dá!

Quanto a existirem pedestres que não dão a mínima para bicicleta, isso é fato. Geralmente são aqueles que dão dois passos no meio da rua pra atravessar (fora da faixa) e param ali, fazendo você ter que pedir licença pros carros pra entrar na frente deles a tempo de desviar do cidadão. Tudo bem que a preferência é do pedestre, mas em primeiro lugar não é nisso que estão pensando, é mais na linha "vou entrar na rua e a bicicleta que desvie de mim" (porque se pensassem em preferência do pedestre fariam os carros e motos pararem também); em segundo lugar, às vezes é impossível frear a tempo sem dar uma boa cantada de pneu ou até levar um tombo - coisas que no meio dos carros são sempre perigosas.

Hoje mesmo eu estava descendo uma rua (rápido!) e várias meninas estavam subindo pelo meio da rua, saindo de uma faculdade. Uma delas, que estava mais no meio da rua e em clara rota de colisão, percebeu que eu estava descendo, me olhou nos olhos, virou pro lado e continuou conversando. Eu já tinha enchido o peito de ar pra gritar "ôôôôôôôô!", quando uma moto começou a descer e, ao ouvir o barulho, a moça saiu da rua na hora. Olhando pra moto.

A bicicleta que desvie, né? Bicicleta não é veículo... Acho que essas pessoas pensam que eu devia estar no parque do Ibirapuera e não na rua. Porra, bicicleta também atropela!
 
DICA PARA ESVAZIAR PENU DE CARRO: enfie um palito de fósforo ou qualquer graveto de forma que ele fique "entupido", pressionando a válvula e deixando o ar escapar. É tiro e queda.

Sobre o tal restaurante que tem seguranças e manobristas para colocar e proteger os carros estacionados na calçada, é simples:

DICA PARA CONSTRUIR UM COQUETEL MOLOTOV: vc precisa de uma pequena garrafa de vidro, um pouco de gasolina e um pedaço de pano...

Bicicleta atropela e MATA!
 
esqueci de dizer: com o "método de esvaziar pneu" citado acima podemos instalar o "dispositivo" e ir embora rapidinho, enquanto o pneu murcha...
 
A questao é atacar o estabelecimanto onde mais lhe dói, e ao mesmo tempo nao fazer nada de ilegal ou que nos coloque debaixo daviolencia dos pit boys:
Para isso é preciso organizacao,
Uma ideia é organizar um grupo de pessoas com um megafone e ficar na calçada solicitando que os donos desses carroos sejam retiradoa
O provável resultado seria im imacto negativo sobre a clientela, que reclamariam aos donos das lojas.
O segredo é fazer isso com tom bem humorado e nao agressive, para ganhar a simpatia dos demais pedestres ou de outras pessoas que observem a cena e para nao sermos acusados de violentos.
Alguem topa com fazer isso na frente de um cabelereiro de madames na rua tupi com veiga filho?
 
Postar um comentário

<< Home