terça-feira, fevereiro 14, 2006

Bicicletada em Nova Iorque ainda é caso de polícia


(foto: Fred Askew)

Desde a convenção do Partido Republicano, em agosto de 2004, as "Bicicletadas" em Nova Iorque viraram caso de polícia. A cada mês, guardas motorizados, carros e helicópteros tentam impedir a ciclo-passeata, alegando que é necessária uma autorização municipal para pedalar em grupo. Mais de 700 ciclistas estão sofrendo processo judicial na cidade por participar da "massa crítica".

Na última edição do "critical mass" novaiorquino, mesmo sob ameaça de prisão, mais de 100 ciclistas pedalaram pelas ruas da cidade. 17 acabaram detidos. O fato mais grave, no entanto, foi uma colisão entre duas "scooters" pilotadas por policiais, que se machucaram feio com o tombo e foram recolhidos de ambulância. (veja aqui a reportagem do Village Voice)

Em 2004, mais de 5 mil ciclistas participaram da "bicicletada" de agosto em Nova Iorque. Naquele mês, o Partido Republicano estava reunido na cidade para escolher o caubói Bush como candidato às eleições.

A pedalada daquele mês fazia parte da jornada de protestos contra a presença do petroleiro Bush e de seus correligionários na cidade. Vale lembrar que o Critical Mass novaiorquino acontece desde 1993. A Convenção Republicana, por sua vez, nunca tinha sido realizada na cidade. Mais de 260 ciclistas foram presos e a perseguição política ao Critical Mass foi iniciada.

No começo de janeiro, 8 cicilistas presos durante a pedalada de janeiro de 2005 foram considerados inocentes. O juiz Gerald Harris disse que a exigência de autorização para pedalar em grupo nas ruas era inconstitucional. A prefeitura da cidade, no entanto, deverá recorrer da decisão.

Vale a pena dar uma olhada também no site da Time´s Up (ONG de apoio ao Critical Mass), nas lindas fotos do Fred Askew e no trailer do documentário Still We Ride.

voltar ao topo

Comments:
Pô, e qual seria a alegação da Promotoria?

Por que carros podem sair às ruas, quase ao mesmo tempo, e ocuparem toda a cidade?

Há tempo que esse país estranho vive um clima de exceção. Documentos, fotos, câmaras, seus livros e caminhos, tudo vigiado.

Agora ciclistas são estigmatizados como os skatistas ou rockeiros cabeludos: sempre arrumando confusão e indo contra a ordem , bons costumes, tradição e propriedade.
 
Como você disse, os EUA vivem (desde o Patriot Act) um clima de excessão e esta, no fundo, é a razão para a proibição da Critical Mass.

Formalmente, eles alegam que toda "parada (parade)" que acontece na cidade precisa de uma autorização. Aqui funciona do mesmo jeito: teoricamente você tem que "comunicar" a prefeitura, CET, PM, etc antes de realizar uma manifestação para que, teoricamente, eles garantam a livre expressão (que aqui geralmente traduz-se por borrachadas e bombas).

Aí entra uma pendenga burocrática: o Critical Mass não é uma manifestação, não tem líderes nem responsáveis, não tem roteiro pré-determinado, é apenas um encontro de ciclistas que ocupam o espaço nas ruas.

E o principal: a "Bicicletada" gringa acontece desde 2000 em NY e nunca precisou de tal autorização. Só depois da passagem de Bush pela cidade começou a perseguição.
 
E olha que ele (Bush) se diz ciclista... :)
 
Bush filho da puta!
 
Postar um comentário

<< Home