quinta-feira, janeiro 19, 2006

Diários do Lebronx I

Correria no posto 9, Ipanema, praia badalada da juventude bem-nascida e majoritariamente branca do Rio de Janeiro. É começo de noite. "Arrastão", alguém grita. Uma onda de gente se levanta e corre. Uma amiga jornalista diz: "vamos lá, geralmente não é nada. Se for, eu preciso cobrir".

Junto com a massa em pânico (ou, ao menos, precavida) passa um homem com a cabeça sangrando. Perto do mar, três policiais em quadriciclos motorizados seguram um rapaz. Duas meninas insistem que o rapaz não tinha nada a ver com a confusão.

Dois "parentes de barraqueiros" (como eles se identificaram) chegam dizendo: "Foi aquele ali? Aquele escurinho que roubou teu celular?" e partem para cima do rapaz. Um policial impede a agressão. Clima tenso no ar, os dois homens que tentavam agredir o rapaz detido confirmam aos policiais que o "escurinho" tava "envolvido". Ele teria participado de um grupo que simulou uma briga para causar o pânico e fazer o arrastão, usando inclusive os guarda-sóis como arma. Os barraqueiros teriam se revoltado e partido para cima dos supostos asssaltantes.

O "escurinho" é levado embora da praia pelos policiais, também negros, que não confirmam nem negam que ele esteja detido. A história não ficou clara, não se sabe se foi briga entre gangues ou arrastão. Mesmo assim, duas horas depois da confusão, três veículos da polícia permaneciam estacionados em uma das pistas da Delfim Moreira (a avenida da praia), atrapalhando o trânsito de quem não mora perto da praia. No dia seguinte, notícias nos jornais, medo na "ilha da fantasia" (a rica Zona Sul da cidade).

Ler o jornal na praia é hábito dos cariocas. Deixá-lo na areia também, junto com milhares de garrafas, latas, canudos, bitucas de cigarro, cocos, sacos plásticos e tudo que foi consumido ao longo do dia. Quando a praia esvazia, a cena é deprimente: um verdadeiro lixão a céu aberto. Tudo bem, a operação limpeza é muito eficiente e na mesma noite tudo está limpo, pronto para ser sujado de novo no dia seguinte. Tem até reciclagem de latinhas, feita de forma "solidária" pelos moradores de subúrbios e favelas que não conseguiram um emprego de gari oficial.

E assim, com muita polícia nos bairros nobres, lixeiros eficientes na praia e alguma confusão para animar o fim de tarde, o Rio de Janeiro continua lindo...

voltar ao topo

Comments:
Tá aí, curti a crônica. Já deu sua passada por Sta Teresa? Pra mim esse bairro resume tudo o que o Rio tem de bom, ruim e único.
 
Eu moro no Rio. Estou doido para sair. Não suporto mais ouvir falar em carnaval carioca. Não agüento o calor infernal. Violência. Pagode. Funk carioca. Churrasco no verão. Barulho. Flamengo. Vasco. E o calor?, ah já falei nisso, devo estar delirando, meus dedos molham o teclado, eu pingo, pingo, pingo...
Eu odeio o Rio.
 
Postar um comentário

<< Home