terça-feira, outubro 04, 2005

Globo, carro, celular


(clique na imagem para ampliá-la)

O anúncio acima estava na revista Época, que eu recebi gratuitamente no último fim de semana (oferta de uma empresa de telefonia que quis fazer um "agrado"). Entre os anúncios, 8 páginas eram dedicadas aos automóveis, 8 às Organizações Globo (Fundação Roberto Marinho, canais e revistas da Globo) e 6 às empresas de telefonia celular.

É impressionante como a distância entre propaganda e mentira é cada vez menor. Para vender um carro, por exemplo, é necessário descontextualizá-lo totalmente. Repare no cenário acima: tudo que o carro impede quando é transformado em modelo único de locomoção está lá: a praça, o passeio, o ciclista, o céu azul...

Não existem propagandas com carros em congestionamentos monstruosos, céus poluídos, ciclistas espremidos, pedestres amedrontados...

Outro detalhe interessante: quase todos os anúncios de automóveis trazem os veículos com os vidros pretos. Apesar de ilegal, escurecer totalmente o vidro (principalmente o dianteiro) é fetiche generalizado na sociedade que trocou a convivência pelo isolamento, a praça pela grade e a janela pela tela da televisão.

voltar ao topo

Comments:
O mais feliz da foto é o ciclista. Talvez se deva ao fato de só estar vendo um carro. :)
 
Todos vêem, mas só alguns enxergam. Argumentação perfeita.
 
Carro = Celular = Capitalismo

é tudo farinha do mesmo saco
é uma pena que as pessoas caiam tão facil nisso =/
 
trabalho com propaganda e comunicação há quase 20 anos... pelo pouco que vi e pela minha experiência, eu vos digo: nunca foi diferente.
 
Na verdade o que essa propaganda está fazendo é desconstruir as coisas boas das quais o carro te isola, transformando-as em coisas ruins!

Vejam:
- O cara sentado no banco está com um monte de pombas EXATAMENTE em cima dele. No site dá pra ver o que acontece: as pombas cagam e ele abre um guarda-chuva. Era melhor ele estar protegido em um carro.
- O poodle da moça vai ser brigar com o pit bull do rapaz. Era melhor eles estarem isolados em um carro.
- Tem um piano caindo em cima do gato que está na calçada. Acho melhor ele comprar um carro.
- A moça que está na calçada de roupas claras, admirando o céu azul, vai levar um banho de água da bicicleta que está vindo na contra-mão (pô, malditas bicicletas...).

O carro é o único elemento ativo do anúncio que não sofre com nada. Ele não se abala. Continua ali, seguro, firme, forte, limpo, bonito e um privilégio de poucos. Pobres pessoas que andam ao ar livre!
 
pobres pessoas que caem nessa arapuca.

pobres de nós, que consequimos enxergar isso e somos obrigados a conviver na mesma arapuca.
: (
 
Postar um comentário

<< Home