sexta-feira, julho 15, 2005

Futebol é coisa de bandido

Como morador e fã da Avenida Paulista, não poderia deixar de lamentar profundamente a barbárie da última quinta-feira, quando vândalos, bandidos e degredados em geral protagonizaram a pior devastação urbana dos últimos tempos na capital paulista.

Se as "Igrejas Universais" e a cachaça são o ópio do povo, pode-se dizer que o futebol é hoje o único fenômeno capaz de provocar revoltas e convulsões profundas nas massas.

Bancas de jornais, lojas, lixeiras, orelhões, carros, ônibus, estações de metrô, caixas de correio, bares, restaurantes, postos de gasolina, farmácias.... Nada ficou de pé depois do tumulto que envolveu mais de 10 mil são-paulinos e 350 policiais.

O cenário da madrugada na Paulista lembrava Bagdá durante a invasão americana: bombas estourando às 3h da manhã, gás, fumaça, fogo, rojões, sangue, pedras, sirenes, alarmes, cacos de vidro, ambulâncias, bombeiros, cavalaria e tropa de choque.

O engraçado é que as manifestações populares (tirando as pelegas, de sindicatos e partidos políticos) geralmente contam com um efetivo policial bem maior e uma repressão muito mais violenta do que a que foi vista na madrugada de ontem.

Seriam as torcidas uniformizadas e os vândalos anônimos vestidos com camisetas de times os novos exércitos revolucionários, únicas forças capazes de enfrentar as forças de repressão do Estado? Falta só uma causa, já que destruir uma estação de metrô porque o seu time foi campeão me parece um tanto distante de uma atitude transformadora.

voltar ao topo

Comments:
que vergonha e o pior é que sou são paulino!!!
 
É, mas não é questão de time não. Com pequenas variações, é tudo igual.
 
Poxa, NA MINHA OPINIAO esse texto tah ridiculo... procure se informar o que de fato gerou o inicio da confusão na paulista, pra depois poder comentar sobre o ocorrido. Parece até que viu a matéria do fantástico e veio aqui escrever.
"Futebol é coisa de bandido"... Sem noção...
 
O título é meramente provocativo.

Nada gerou a confusão na Paulista, isso é o mais assustador. A primeira confusão foi gerada pela falta de telão. Ok...

Mas aí rolou o jogo, tudo tranquilo. Quando acabou a partida, durante a comemoração, começou a confusão. Começou como sempre começa: os caras extrapolam, a polícia vem com a delicadeza típica e aí já era.

A confusão começou porque alguns torcedores subiram nos postes do canteiro central e começaram a jogar as flores (sim, aqui na Paulista tem flores nos postes!) para baixo. Alguns policiais chegaram para fazer os caras descerem e aí começou. A polícia exagera na cacetada, os caras chegam com pedras, aí vem as bombas, voltam garrafas, chegam os cachorros e cavalos...

Mas, enfim... Também gosto de futebol e é por isso que fico bastante triste com essas coisas.
 
Postar um comentário

<< Home