quarta-feira, junho 22, 2005

A religião do automóvel e a liturgia do divino motor

(texto de Eduardo Galeano / tradução livre (e meio porca) do original em espanhol)

Ao deus das quatro rodas acontece o mesmo que aos outros deuses: nascem a serviço das pessoas, mágicos conjuros contra o medo e a solidão, mas terminam invariavelmente colocando as pessoas ao seu serviço. A religião do automóvel, com o seu Vaticano nos Estados Unidos, põe o mundo em rodas.

Seis, seis, seis
A imagem do Paraíso é simples: cada norte-americano tem um automóvel e uma arma de fogo. Nos Estados Unidos concentra-se o maior número de automóveis e também o maior arsenal bélico, os dois principais negócios da economia nacional.

Em cada 6 dólares que gasta o cidadão médio norte-americano, um é destinado ao automóvel; de cada seis horas de vida, o mesmo cidadão reserva um hora para viajar de carro ou então a trabalhar para pagar seu veículo; e de cada 6 empregos existentes no "paraíso", um está direta ou indiretamente relacionado com a violência e as suas indústrias.

Quanto mais gente os automóveis e as armas assassinam, mais o Produto Interno Bruto cresce. Como bem escreve o investigador alemão Winfried Wolf: no nosso tempo, as forças produtivas se transformaram em forças destrutivas.

Talismãs contra a solidão ou convites ao crime? A venda de automóveis é simétrica com a venda de armas, e pode-se afirmar que ambas fazem parte de um todo. A cada ano os acidentes de trânsito matam e ferem mais americanos que todos os soldados norte-americanos mortos e feridos na guerra do Vietnam. A carta de motorista é o único documento necessário para que qualquer cidadão possa comprar uma metralhadora e com ela alvejar a vizinhança.

Nos Estados Unidos a carta de motorista faz as vezes de um documento de identidade. São os automóveis que outorgam identidade às pessoas.

Diz-me que carro tens e direi quem és e quanto vales. Esta civilização que adora os automóveis tem pânico da velhice; o automóvel, promessa da eterna juventude, é realmente o único "corpo" que se pode trocar.

A jaula
A este corpo de quatro rodas é destinada a maior parte de publicidade televisiva, a maior parte das horas de conversa e a maior parte do espaço das cidades. O automóvel dispõe de restaurantes, onde se alimenta de gasolina e óleo; ao seu serviço existem farmácias onde compra remédios, e não lhe faltam hospitais para diagnósticos e curas, quartos onde dorme e cemitérios onde morre.

Os automóveis prometem liberdade às pessoas (não por acaso as auto-estradas se chamam "freeways"), mas na realidade ele funciona como uma jaula móvel.

O tempo de trabalho humano se reduz pouco a pouco, mas em troca, a cada ano aumenta o tempo necessário para ir e vir do trabalho no trânsito caótico. Vive-se dentro dos automóveis e ele não te solta.

"Drive by shootting": sem sair do automóvel, a toda velocidade, se pode apertar o gatilho e disparar sem mirar, como é moda em Los Angeles. "Drive-thru teller", "drive in restaurant", "drive-in movies": sem saiir do automóvel é possível retirar dinheiro, comer hamburgers e ver filmes. A última novidade é a possibilidade de se casar sem sair do automóvel: é o "drive-marriage". Em Reno (Nevada), o automóvel entra por debaixo de arcos repletos de flores de plástico, por uma janela aparecem as testemunhas e por outra o padre, que abençoa e declara solenemente como marido e mulher os felizes passageiros. No fim da trajeto, uma funcionária entrega a certidão de casamento.

O automóvel, corpo renovável, tem sempre mais direitos que o corpo humano, condenado à decrepitude. Os Estados Unidos fizeram nos últimos anos uma guerra santa contra o tabaco. Não há publicidade de tabaco que não tenha advertências contra os malefícios para a saúde pública. Todavia, em nenhuma publicidade aos automóveis se adverte que os carros emitem muito substâncias tóxicas do que o cigarro. Ou seja, as pessoas não podem fumar, mas os automóveis podem.

(veja o texto na íntegra clicando aqui)

voltar ao topo

Comments:
Sobre isso de fumar e carros o cartunista Andy Singer fez a seguinte charge:

Motorista e fumante

E não é assim mesmo?
 
Postar um comentário

<< Home