sexta-feira, maio 20, 2005

Mais duas vítimas dos automóveis.

Ontem morreram atropelados dois ciclistas que treinavam na rodovia dos Bandeirantes. O :.apocalipse motorizado lamenta profundamente mais estas duas vítimias da velocidade e do peso dos automóveis.

A Federação Paulista de Ciclismo e alguns grupos de ciclistas-atletas automaticamente associaram as mortes à proibição decretada pela USP às bicicletas. Hoje pela manhã, cerca de 300 pessoas protestaram na frente da universidade. A informação é do UOL, que noticiou na seção de esportes (e não transportes ou cidade).

O :.apocalipse motorizado não concorda com esta associação e com o uso oportunista das mortes para este protesto, apesar de ser radicalmente contra a proibição de bicicletas no campus.

Recapitulando:
- a USP não é o local adequado para o treinamento de alta performance, pois este não permite que o ciclista faça paradas. Como sabemos, a USP não tem semáforos, mas tem faixas de pedestre e na faixa a preferência é sempre do pedestre;
- os atletas que agora protestam reivindicam o espaço de treinamento perdido e não os direitos do ciclista nas ruas;
- a maior parte dos atletas que usavam a USP têm como meio de transporte o automóvel. Não andam de bicicleta nas ruas porque as ruas são muito perigosas (ironicamente, por causa dos carros);
- a luta do cislista urbano é por uma cidade mais agradável, menos violenta e menos poluída. Lutamos pela coexistência pacífica entre motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres, cadeirantes e carroceiros. Para a construção desta cidade, a bicicleta é uma arma poderosíssima. Infelizmente a maioria dos atletas que agora reivindica a reabertura da USP não participa das ações que visam legitimar a bicicleta nas ruas.

Por fim, resta a pergunta:
Onde a maioria dos 300 protestantes estacionaram seus carros para protestar hoje de manhã? Dentro da USP?

leia também:
- USP x atletas: ato na segunda (24.abr.2005)
- USP x bicicletas: mais um capítulo (16.mai.2005)

voltar ao topo

Comments:
É véio, realmente é muito facil procurar um belo e gigantesco bode-espiatório, é da cultura de nosso país mesmo!
Ao invés de lutar, correr atrás de direitos, cumprir com deveres, o brasileiro espera acontecer uma merda dessas para botar a boca no trombone!
Até quando será necessário morte, tragédias ou a TV para mobilizar o povo? Até quando?

Abraço!
Clayton
 
Quando ouvi a noticia cedo pelo rádio, na hora pensei na USP fechada. No instante seguinte lembrei que sempre há ciclistas lá, e que o tiozinho, trabalhador, pedala no meio de ônibus celerados e carros blindados na cidade.
Já vi o filho do Diniz pedalando na Bandeirantes... 5 outros ciclistas, 3 motos e 2 SUVs fazendo a 'segurança' do pobre menino rico.

E a Folha deu isso no caderno de Esportes? já viu que não vai dar em nada, né?

Clayton, ciclistas, pedestres, motoqueiros e outros motoristas morrem no trânsito aos borbotões, e o povo não se mobiliza. Diferente é quando morre um figurão e a mídia dá um pouco mais de destaque.
 
falou tudo! abs!
 
Postar um comentário

<< Home