Como diria aquela máxima da propaganda: uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade. Ué, mas esta frase não é de Joseph Goebbels, nazista alemão responsável pela propaganda de guerra? Sim, mas nos tempos orwellianos do século XXI, "guerra é paz" e a paz (ou a guerra) é a paz de mercado. A democracia não é mais para as pessoas, mas sim para o mercado. Liberdade? Só para os produtos, pois os empregados indonésios ou mexicanos da Nike continuam proibidos de imigrar para os EUA, onde fica a sede da empresa.
Tenho um olhar seletivo para a propaganda. Seletivo quer dizer: mudo de canal ou deixo no "mudo" durante os comerciais, pulo sem ver as páginas de anúncios em jornais e revistas, devolvo aos Correios propaganda indesejada dizendo que o destinatário faleceu e simplesmente não presto atenção em outdoors (prefiro ver as árvores ou as expressões de tédio dos motoristas).
Mas uma matéria do Estadão (02.mai.2005, p. b12) trazia a seguinte manchete: "O vale-tudo das montadoras para conquistar o consumidor". Passei a procurar propagandas de automóveis. São tão bizarras quanto as de cigarro que existiam antigamente. Enquanto o cigarro mostrava pessoas jovens, bonitas e praticantes de esporte, os automóveis são anunciados como a salvação moderna, trazendo conforto, segurança e prazer, além de uma forma rápida de conquistar mulheres maravilhosas como símbolo de status e glamour.
Decidi criar uma nova seção no site: "Compre! Congestione! Polua!", dedicada aos gênios goebbelianos do marketing moderno. Pra começar, uma homenagem à nossa querida Ford, que criou uma máquina poluidora chamada "EcoSport" e ainda tem a cara de pau de colocar como slogan "bem vindo à vida". Como sabemos, os automóveis (e seus motoristas) paulistanos são responsáveis pela morte de 1500 pessoas por ano diretamente em acidentes de trânsito. Isso para não falar nas vítimas indiretas do sedentarismo, da poluição, do estresse e da baixa qualidade de vida.
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Comments:
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Se for considerado que o Ecosport é uma camionete pesada, e que, em um acidente ela pode facilmente matar os ocupantes de outros veículos ou pedestres, a propaganda se torna ainda mais cretina.
estas tão requisitadas máquinas, que dão aos indivíduos este prazer material, este conforto, realmente são meios camuflados de espandir o genocídio ambiental...f*##er com o planeta terra e nós, seus meros habitantes... informações como esta nos ajudam a abrir os olhos e a florescer o senso crítico sobre o atual mundo em q vivemos...
"o diabo esta nos detalhes..."
blog duka!!!
cassio
"o diabo esta nos detalhes..."
blog duka!!!
cassio
acho engraçado que a propaganda desse veículo remete a um contato com a natureza, a começar pelo nome. além disso dá status para quem adquiriu, pq além de ser caro, é um carro grande e dá a entender que o dono tem tempo livre para praticar esportes no campo. o que a propaganda não mostra é que esse carro é um grande poluidor...
E a propaganda do tal CrossFox, vocÊs já viram? É imperdível!!!
Resumidamente, ela diz que, se você mora numa cidade grande como SP, basta ter esse carro para se sentir na natureza (a propaganda mostra uma natureza computadorizada meio que invadindo a cidade).
BF
Resumidamente, ela diz que, se você mora numa cidade grande como SP, basta ter esse carro para se sentir na natureza (a propaganda mostra uma natureza computadorizada meio que invadindo a cidade).
BF
O EcoSport foi fabricado com o intuito de divulgar literalmente o "eco esporte", como diz as próprias propagandas do produto.
Os "eco esportistas" em seu veículo com tração nas quatro rodas andam por trilhas, matas nativas virgens, não importando o obstáculo, sejam riachos ou mata fechada dizimando em cada trilha "ecológica" centenas de peixes, aranhas, cobras, e sabe-se lá se são espécies conhecidas.
Tudo isso pelo prazer de ser radical, de sempre desafiar a vida, enquanto mata outras.
Os "eco esportistas" em seu veículo com tração nas quatro rodas andam por trilhas, matas nativas virgens, não importando o obstáculo, sejam riachos ou mata fechada dizimando em cada trilha "ecológica" centenas de peixes, aranhas, cobras, e sabe-se lá se são espécies conhecidas.
Tudo isso pelo prazer de ser radical, de sempre desafiar a vida, enquanto mata outras.
Se algum dia vocês sofrerem algum acidente, gostaria que o socorro fosse de bicicleta atender vocês.
Acho que pra tudo existe um meio-termo. Se não fosse a tecnologia, vocês não estariam confortavelmente sentados em frente aos seus computadores reclamando da "máquina capitalista". Onde vocês acham que são feitas as peças dos computadores de vocês? Hein?
Quero ver alguém adotar a mesma postura radical que estão tomando contra os carros.
Desliga o micro e vai fazer "sinal de fumaça".
Acho que pra tudo existe um meio-termo. Se não fosse a tecnologia, vocês não estariam confortavelmente sentados em frente aos seus computadores reclamando da "máquina capitalista". Onde vocês acham que são feitas as peças dos computadores de vocês? Hein?
Quero ver alguém adotar a mesma postura radical que estão tomando contra os carros.
Desliga o micro e vai fazer "sinal de fumaça".
Se algum dia vocês sofrerem algum acidente, gostaria que o socorro fosse de bicicleta atender vocês.
Acho que pra tudo existe um meio-termo. Se não fosse a tecnologia, vocês não estariam confortavelmente sentados em frente aos seus computadores reclamando da "máquina capitalista". Onde vocês acham que são feitas as peças dos computadores de vocês? Hein?
Quero ver alguém adotar a mesma postura radical que estão tomando contra os carros.
Desliga o micro e vai fazer "sinal de fumaça".
Acho que pra tudo existe um meio-termo. Se não fosse a tecnologia, vocês não estariam confortavelmente sentados em frente aos seus computadores reclamando da "máquina capitalista". Onde vocês acham que são feitas as peças dos computadores de vocês? Hein?
Quero ver alguém adotar a mesma postura radical que estão tomando contra os carros.
Desliga o micro e vai fazer "sinal de fumaça".
As propagandas atuais investem pesado nos sentimentos do homem moderno. Bolem com as ambições humanas mais profundas. Por isso que se vê comerciais associando a posse de um carro esportivo com um contato à natureza. Os marketeiros tem conhecimento de que o público-alvo são motoristas urbanos estressados de pegar congestionamentos e que gostariam de ter mais tempo para a família, namorada, praticar um esporte, etc.
Concordo com muitos dos comentários, mas realmente alguns estão sendo mais radicais com as palavras que com as ações. Realmente... não há diferença nenhuma entre o pobre trabalhados que fabrica um nike e o cara que fabrica os componentes genéricos dos computadores. O grande mal das propagandas é fomentar o "jogue fora o velho e compre um novo"... na verdade esse é o motor do capitalismo selvagem. Qual o problema com o velho? Por que não fomentar o "cuide de seu carro velho para não termos que gastar recursos na produção de carros novos"... estamos chegando no limite do planeta.
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