quarta-feira, abril 27, 2005

plim-plim


("resgate o espaço público - semana sem tv - de 25 de abril até 01 de maio")

Abrimos parêntese no :. apocalipse motorizado: ontem foi aniversário da Rede Globo. São 40 anos de hegemonia e controle midiático, político e cultural do nosso país. Sexta-feira tem festa em São Paulo (veja no fim do texto).

Esta também é a Semana Sem TV (TV Turnoff Week), uma campanha do site adbusters que acontece entre 25 de abril e 01 de maio. Nada melhor do que celebrar o aniversário da Globo com a TV desligada.

Quem tem cartão de crédito internacional e não suporta entrar em qualquer lugar e dar de cara com uma indefectível TV ligada, pode investir no chaveiro TV-B-Gone. O brinquedinho desliga todas as televisões da área, independente da marca ou modelo.

Cidadão Kane Marinho
A Rede Globo é a entidade mais presente no Brasil (o sinal chega a 99% do território). Dizem até que a emissora é uma das grandes responsáveis pela fundação do Brasil contemporâneo, este país tropical de população numerosa e economia neoliberal subdesenvolvida. Uma mistura tensa e confusa de Audis com trens de subúrbio, de Higienópolis com Itapecerica, da fome com a obesidade, de São Paulo com o Piauí, do Pay-Per-View com o programa do João Kleber. O que não sai na Globo simplesmente não aconteceu, não faz parte do Brasil oficial nem sequer rende assunto para o dia seguinte. E viva Chico Buarque!

O império do "jornalista" Roberto Marinho esteve sempre dentro do poder. Apoiou o golpe militar e a ditadura, silenciou durante as Diretas, apoiou o governo Sarney, a eleição e a saída de Collor, a reeleição e os dois mandatos de FHC e agora faz carinho no governo Lula. Explica-se: a aventura da TV a cabo foi vitoriosa (hoje a NET é praticamente monopolista no setor), mas fez crescer de forma insustentável a dívida da Globo com o BNDES. Foram se os tempos de oba-oba das privatizações dos anos 90, secou a torneira da paridade com o dólar e a empresa teve que abrir mão de alguns anéis para não perder os dedos.

Hoje, além da TV Globo, dos canais Globosat, das operadoras NET e Sky, o império tem jornais, rádios, revistas, editoras e conteúdo multimídia. Centenas de deputados e senadores possuem afiliadas de algum veículo das Organizações Globo (tv, rádios ou jornais).

A gente se vê na rua
Desligue a TV e vá pra rua! Se não conseguir, pelo menos assista ao filme "Muito Além do Cidadão Kane" (“Brazil: beyond citzen kane”), produção inglesa que conta a história da empresa de Roberto Marinho. O filme está disponível em redes de compartilhamento de arquivos (P2P) como o Kazaa, eMule e bittorrent.

Em São Paulo, uma festa ao ar livre está programada para a próxima sexta-feira (29), às 19h, no vão livre do MASP. Veja também algumas matérias e a programação de eventos "comemorativos" no site do CMI Brasil.

voltar ao topo

Comments:
Thiago, te encontro lá, debaixo do MASP!
 
Alguém aqui disposto á arriscar com esse aparelho que desliga tv's? uma vez, meu colega tinha uma agenda com essa função... a gente foi na Fenasoft e fez mó zoeira por lah, bem hilário mesmo... o pessoal testando jogos, assistindo palestras e do nada... a tv desliga!... HHEHEE
 
Postar um comentário

<< Home