quinta-feira, abril 14, 2005

Panfletagem anti-poluição nessa sexta


Quem anda de bicicleta por São Paulo e passa por ruas movimentadas sente na pele os efeitos da poluição. Na semana que passou, os boletins da CETESB indicaram que a coisa está literalmente preta. Estima-se que os veículos são responsáveis por 70% da poluição na capital. Na cidade, 7 a 10 pessoas morrem por dia vítimas da poluição, especialmente idosos ou crianças com doenças respiratórias.

Amanhã (sexta, 15), às 17h30, o pessoal da bicicletada marcou uma panfletagem na esquina das avenidas Rebouças X Faria Lima. Munidos de máscaras e panfletos, tentarão dar um "alívio-lúdico-consciente" para a nuvem de fuligem e gáses tóxicos que cobre a capital. Compareça!

Na foto, além da motorista falando impunemente ao celular para espantar o tédio de sua "cela móvel", vemos um exemplo de máscara que pode ser usado por quem pedala. Este tipo pode ser encontrado em casas cirúrgicas ou lojas de material de construção. Nas cirúrgicas, você consegue comprar uma caixa com 50 máscaras por R$9,00.

A máscara bloqueia apenas as partículas sólidas emitidas pelos veículos e a poeira levantada pelo trânsito. Mesmo assim, dá um alívio e, principalmente, causa impacto nos sedentários e poluidores motoristas que dirigem seus "EcoSport" movidos a diesel. Outro dia tava passando pela rua Estados Unidos com uma dessas máscaras e um vendedor de flores constatou: "Cara, você disse tudo sem dizer uma palavra!".

A maior parte dos motoristas vai pensar: "coitado, ele não tem dinheiro pra comprar um carro e tem que ficar nessa poluição". Mas alguns vão entender que estamos todos no mesmo barco. Apesar da escassez de estudos científicos, acredita-se que os efeitos da poluição são praticamente os mesmos para quem dirige ou para quem pedala.

Por um lado, o ciclista fica mais exposto às partículas sólidas e acaba absorvendo mais ar (e poluição) por causa da atividade aeróbica. Por outro lado, os motoristas ficam muito mais tempo no trânsito e as entradas de ar dos carros ficam exatamente na altura do escapamento do veículo da frente. Ou seja, morremos todos por causa de alguns.

Se você tem dinheiro e um cartão de crédito internacional, vale a pena investir em uma máscara que realmente filtra a poluição (gases e partículas sólidas). Dê uma olhada neste site.

voltar ao topo