quarta-feira, abril 20, 2005

Números, busca e copyleft

O :. apocalipse motorizado tem novidades.

Para começar, o mecanismo de busca no arquivo foi definitivamente implantado. Após alguns dias de ajustes, agora você pode procurar por uma ou mais palavras em todos os artigos publicados.

Uma nova seção foi criada: :. apocalipse em números, as estatísticas do caos. Dizem que os números podem ser facilmente direcionados para justificar um determinado ponto de vista. Neste caso, a idéia é apenas apresentar um panorama geral da mobilidade em São Paulo; as comparações e análises ficam por sua conta.

Fica por sua conta, por exemplo, comparar o número de estacionamentos (9000) com o de bicicletários (nenhum). Fica por sua conta entender que é ridículo uma cidade como São Paulo ter apenas 3,4km de ciclovias fora de parques para a circulação de 800 mil bicicletas. Também é sua a conta que coloca mais gente nos carros do que nos trens e no metrô.

Por fim, foi adicionado um logo de Copyleft: ao contrário do copyright, que aprisiona o conhecimento nas estruturas de mercado, essa nova tendência afirma que o conhecimento é livre e deve ser acessível ao maior número de pessoas.

Qualquer artigo deste site pode (e deve) ser distribuído livremente (pedimos apenas a gentileza de citar a fonte). Isto sim é globalização! O resto é apenas o refinamento técnico da exploração mercantilista de Pedro Álvares Cabral, das Cruzadas católicas, dos patrões ingleses do século XVIII ou de outro saqueador qualquer.

voltar ao topo