sábado, março 12, 2005

pequeno clipping e vídeos excelentes

Hoje não tem foto. Abaixo, alguns links para reportagens da semana e vídeos disponíveis na net sobre o tema deste blog.


Vídeos excelentes:
Quem não conhece, vale visitar: Archive.org. O nome já diz: um fabuloso arquivo de áudio, vídeo, textos e software. Ao contrário do Brasil, onde as empresas de mídia e os órgãos públicos deixam aos ratos seus arquivos e impedem o acesso público ao que sobrevive, em outros países a preservação e o livre acesso são a regra.

O Archive.org traz uma fantástica coleção de vídeos antigos norte-americanos desde a década de 30. Naqueles tempos de macartismo, a "dotrina bush" e os interesses da indústria petrolífera eram mais explícitos. Todos os vídeos são de domínio público ou em Creative Commons :

  • Destination Earth: excelente desenho animado de 1956. Patrocinado pelas empresas de petróleo dos EUA, conta a história de um agente marciano que veio à terra para descobrir uma fonte de energia para a limusine do tirano que governa seu planeta (é marte ou a URSS?). Além do petróleo , o marciano descobre a "livre iniciativa". Propaganda anti-comunista aliada à apologia ao petróleo. Quer coisa melhor?

  • In the suburbs: propaganda do "american way of life" feita na década de 50, narra a maravilhosa vida nos subúrbios daquelas famílias de comercial de margarina. As cidades espalhadas, onde tudo é longe e acessível apenas para quem tem um automóvel, são mais uma característica importada do grande irmão do norte.

  • Assignment Venezuela: video-propaganda da década de 50 que mostra a boa vida de um executivo norte-americano que se mudou para a Venezuela a serviço da Standart Oil. E tem gente que ainda acredita que Bush quer Hugo Chavez fora do poder para implantar uma democracia "de verdade".

  • Key to our horizons: também da década de 50, este vídeo-propaganda mostra a importância (ou seria dependência?) do automóvel para a economia norte-americana.

  • Autoschreck (Car Fight): vídeo feito pelo alemão Roland Schraut em 1994. Mostra os carros tomando as ruas, calçadas e espaços públicos. Depois vem a sensacional revanche dos pedestres. Em Real Player.

Além desses, vale muito procurar em programas P2P (como o emule) o vídeo "Motor Mania". Feito em 1950 pela Disney, o desenho traz o Pateta (Goofy, em inglês) como um pacífico pedestre que se transforma em um monstro ao entrar no carro. Para comprar, só DVD gringo.

voltar ao topo