quinta-feira, março 24, 2005

bicicletada em N.Y: só com menos de 20 pessoas


Enquanto a bicicletada paulistana agoniza por falta de participantes (apesar das milhares de bicicletas em circulação e dos 56 ciclistas mortos no ano passado), em Nova Iorque a pedalada mensal virou caso de polícia. Nesta semana a prefeitura da "big apple" entrou com ação na justiça exigindo que todo grupo com mais de 20 ciclistas que deseja pedalar pelas ruas peça autorização municipal. (veja a matéria aqui ou uma videoreportagem aqui)

A ação ainda impõe censura prévia aos sites Time´s Up e Critical Mass, que estão proibidos de divulgar as pedaladas "sem autorização".

A ofensiva contra a bicicletada começou na convenção republicana de 2004 que escolheu Bush Jr. para a disputa eleitoral. O evento coincidiu com a bicicletada do mês de agosto, que acontece há 10 anos e teve a participação de quase 5 mil ciclistas. Centenas foram detidos (fotos: [1], [2], [3], [4], [5] ou o trailer do filme "Still we ride", sobre a bicicletada de N.Y)

A partir daí, o prefeito Michael Bloomberg afirmou que continuaria a prender quem participasse das pedaladas, que nos seus 10 anos de história nunca precisaram prestar contas à burocracia municipal. Os meses seguintes foram tensos, sempre com prisões e ameaças, mas a participação continuou alta.

Sempre achei meio pelega essa história de manifestação com autorização das autoridades. No caso da bicicletada, o engodo burocrático fica visível: a "manifestação" consiste apenas no exercício da cidadania, ou seja, juntar uma porção de ciclistas e pedalar pelas ruas para garantir o espaço determinado até pela lei.

São Paulo, a cidade que engoliu a bicicletada
A bicicletada é o nome brasileiro para um movimento que teve origem no Critical Mass de São Francisco, em 1992. Um movimento horizontal de indivíduos, sem líder ou organização burocrática, não violento, que transforma por alguns instantes o cenário urbano e mostra a viabilidade de um outro modelo de locomoção nas cidades. Este novo modelo está baseado na sustentabilidade e na convivência, não na degradação e na agressividade para garantir o carro blindado de poucos.

Em São Paulo, a bicicletada anda em crise. As últimas pedaladas tiveram menos de 10 ciclistas. Se você pedala ou tem simpatia pela bicicleta como meio de transporte, participe e ajude a salvar a bicicletada: visite o site, a comunidade no orkut ou inscreva-se na lista de discussão.

Por enquanto, resta torcer que a prefeitura paulistana proiba manifestações com MENOS de 20 pessoas. Ou que José Serra siga o exemplo do prefeito de Portland, Tom Potter, que escolheu participar da bicicletada em vez de reprimi-la.

voltar ao topo

Comments:
Parabéns pelo blog.. Análises muito boas, e bastante informação pertinente. Não perca o pique..espero que ele vire referêcnia no assunto na internet.

Ned Ludd
 
Postar um comentário

<< Home