sexta-feira, junho 22, 2007

Para não atrapalhar ninguém



(reeditada a partir de sugestão nos comentários)

Ao estacionar sua bicicleta, verifique se ela não irá obstruir a passagem de pedestres e cadeirantes ou o acesso aos equipamentos de mobiliário urbano (lixeiras, caixas de correio, pontos de ônibus, etc).

Na foto acima, o selim abaixado fez com que bicicleta dobrável coubesse debaixo desta caixa de controle semafórico, usando praticamente o mesmo espaço na calçadada que o conjunto de cinco (!!!) postes instalados na saída da faixa de pedestres.

Veja também:

[Usos alternativos para os espaços de estacionamento]

[Usos alternativos para o automóvel]

[Paraciclos em São Paulo]

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Comments:
Sou ciclista, vou ao trabalho todos os dias de bicicleta, 24 km no total, por antigo amor as magrelas em princípio e também pelo bem da humanidade nos dias de hoje. Profissionalmente sou mantenedor dos dispositivos de engenharia de tráfego no município de São Paulo, dispositivos que são de extrema importância mesmo que nas nossas ruas apenas bicicletas circulassem. Em especial nesse caso trata-se de um controlador semafórico, o fato de prender qualquer coisa que obstrua o seu rápido acesso pode colocar muitas vidas em risco. Sou apoiador das iniciativas divulgadas nesse site, sendo ele inclusive a página principal do meu navegador. Mas peço encarecidamente que iniciativas de uso como essas expostas na foto não sejam adotadas, pois dificultam o acesso das equipes de manutenção e esses dispositivos para o bem ou para o mal devem funcionar pois servem para ordenar o trânsito urbano de automotores, ciclistas ou pedestres. Tenho ciência da precariedade que a maioria dos sistemas de controle de tráfego da cidade vive no momento quer seja por sucateamento ou descaso, mas a minha e demais equipes que operam 24h por dia, tentam manter o mínimo possível em boa operação visando a segurança viária coletiva. Repito, iniciativas como essa em muito atrapalham nosso serviço, que vejo como glorioso pois são esses dispositivos que balizam minha pedalada de ida-e-vinda diária do trabalho. Obrigado a todos e continuemos nosso trabalho em pró de uma cidade melhor, com mais bicicletas, melhores transportes coletivos e quem sabe um dia melhor gerência de todo esse tráfego. BOAS PEDALADAS. joiass@uol.com.br
 
Depois de ler o comentário acima, resolvi reescrever o texto, que estava um tanto irônico.

Não intenção estimular o estacionamento irresponsável de bicicletas. Pelo contrário: a Dahon (dobrável) não está obstruindo a caixa de controle semafórico, mas o título antigo ("usos alternativos para a engenharia de trafego") poderia sugerir o oposto.
 
Legal, também não considerei a hipótese do estímulo à irresponsabilidade, aliás estímulo que recebemos cotidianamente das nossas autoridades, como voce mencionou em relação ao excesso de postes na calçada e em relação a outros fatores urbanos "oficiais" que poluem, dificultam e discriminam iniciativas contrárias a ordem ou a desordem social e econômica imposta. Vi o fato como algo pontual e por razões profissionais resolvi me posicionar, pois realmente enfrentamos esse problema, muitas vezes originado por camelos irregulares ou pessoas desavisadas. Ocorre que cada equipe porta um machado para casos extremos, que realmente não é o caso da Dahon da foto. Aliás, garanto que a minha equipe, contando com meu entusiasmo pelo ciclismo, pouparia essa obra prima de bicicleta, mas outras não teriam tanta distinção com esse belo veículo. Brincadeiras a parte, gosto muito do seu trabalho, não participo das bicicletadas pois coincidem com meu horário de trabalho, mas nas próximas férias baixarei em uma e podemos fomentar idéias em pró do aparelho urbano no qual vivemos e que por sinal compreende ótimas áreas com grance potencial ciclístico.BOAS PEDALADAS. Joiner, joiass@uol.com.br
 
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