terça-feira, janeiro 23, 2007

Bicicletada de janeiro - massa crítica na cidade que parou


(arte: pedalero)

Na próxima sexta-feira (26) acontece a primeira Bicicletada de 2007 em São Paulo. A concentração lúdico-educativa é às 18h, na Praça do Ciclista (Paulista X Consolação, em frente ao Instituto Cervantes). Às 19h, um pedal legal para humanizar o trânsito.

A Bicicletada é uma celebração mensal do transporte não-motorizado, do espaço público e da convivência pacífica nas ruas.

A cidade de São Paulo completa 453 anos parada no trânsito. O uso desnecessário e excessivo do automóvel chegou ao limite. Até quem dirige percebe que o automóvel não pode ser a única forma de locomoção estimulada pelo poder público e valorizada pela sociedade. O automóvel engoliu São Paulo: no lugar da praça, o estacionamento; no lugar da calçada, a avenida; em vez de vozes, motores e buzinas; no lugar da da convivência, a solidão do congestionamento.

É necessário consolidar de alternativas mais inteligentes para que o espaço das ruas sirva para a locomoção de todos os cidadãos, e não apenas para o fluxo de automóveis particulares.

Não faz sentido cada carro levar apenas uma pessoa dentro, ocupando o espaço de ciclistas, pedestres e passageiros do transporte coletivo de superfície. É preciso valorizar o transporte público e as alternativas sustentáveis. A bicicleta é o meio de transporte ideal para pequenas distâncias, podendo também ser utilizada na rotina, em percursos mais longos.

Se utilizada em conjunto com o transporte público, a bicicleta é capaz de suprir todas as necessidades de deslocamento da maioria das pessoas, reduzindo a poluição e o barulho, melhorando a qualidade de vida e deixando espaço livre inclusive para aqueles que realmente necessitam utilizar o automóvel. Como qualquer outro veículo, a bicicleta tem o direito de circular nas ruas com segurança e o dever de respeitar pedestres e motoristas.


(arte: pedalero)

Participe da Bicicletada!
2007 é o ano da bicicleta contra a barbárie motorizada.

[veja o que aconteceu nas últimas edições da Bicicletada]

[vídeos de massa crítica e bicicletada]

[faça o download e imprima panfletos e cartazes]

[inscreva-se na lista de discussão da Bicicletada-SP]

[leia mais sobre massa crítica]

voltar ao topo