segunda-feira, dezembro 18, 2006

bem-vindo, cadeirante


(Fran's Cafe Heitor Penteado)

O local onde o carro branco está estacionado não é uma vaga. Por conveniência dos motoristas e conivência do estabelecimento, foi transformado em estacionamento.

A "vaga" atrapalha pedestres e, principalmente, cadeirantes que atravessam no local, além dos clientes do café, que são obrigados a se espremer entre os carros para entrar no estabelecimento.

É difícil encontrar segurança, gerente ou até mesmo proprietário de estabelecimento comercial em São Paulo que "peite" um motorista dizendo que o carro está em local impróprio. Soa como afronta. Uma parte dos motoristas acredita que todo espaço vago é local para deixarem sua propriedade particular. Ao serem contestados, costumam alegar que "ainda existe espaço para o pedestre passar" (ali, entre a bunda do carro e o poste, bem espremido, um de cada vez). Os mais exaltados xingam, ofendem e (não raro) chegam a ameaçar quem está solicitando a retirada da máquina.

Tão raro é encontrar um estabelecimento comercial em São Paulo que disponha de local reservado para o estacionamento biciceletas. Um paraciclo no local do carro branco não atrapalharia os pedestres e cadeirantes. Também tornaria o estabelecimento mais agradável, afinal é bem mais interessante tomar um café olhando para bicicletas e para a calçada do que recebendo o bafo quente do motor de um carro que ainda trata de tapar a sua visão.

voltar ao topo

Comments:
Eu moro perto de onde foi tirada a foto. Geralmente a coisa é MUITO pior. Onde está este carro é comum encontrar DOIS. Já falei com funcionários que ficam olhando com cara de bunda tentando desconversar. Também já pedi para motoristas, que estavam parando o carro no momento que eu passava, para que estacionassem em outro lugar: xingamentos e comentários do tipo "não é teu problema" ou "estaciono onde eu quiser".

Nesta foto ainda é possível passar mas com dois casos só se apertando entre o poste e as correntes.

Mas, também, o que esperar de poluidores e usurpadores de espaço público
 
A única linguagem que um imbecil destes entende é um risco na lataria e um retrovisor quebrado...
 
Cara, resolvi mudar minha tática...

Eu vivia brigando contra isso aqui na minha cidade... com o prefeito, com os vereadores, a secretaria de trânsito... chega uma hora que cansa. Era eu sozinho brigando com a cidade inteira.

Sempre que quero ser o certinho, só me dou mal. Pago estacionamentos caríssimos, estaciono em locais distantes e perigosos, enquanto a maioria pára nos lugares proibidos, com o aval da prefeitura, já que os fiscais de transito não multam ou quando se atrevem a multar, o tal sujeito que parou no lugar proibido "se garante" e vai na secretaria de transito parar "tirar" a multa, fato muito corriqueiro por aqui e acho que em muitas cidades brasileiras.

Portanto resolvi adotar a máxima: "Se não pode vencê-los, junte-se a eles". Costumo parar o carro em cima de calçadas todos os dias. Ainda não me multaram. O dia que um agente de trânsito resolver multar, vou concordar com ele, vou aceitar a infração (afinal estou mesmo errado). Porém vou sugerir que ele dê uma volta comigo na viatura é multe pelo menos mais uns 100 carros na cidade que estejam praticando a mesma infração, coisa não muito difícil de encontrar. Se ele topar, tudo ótimo. Se não topar, tentarei fazer o que todos fazem, procurar a secretaria de trânsito para "tirar" a multa.

Quando algum cidadão reclama do meu carro estacionado em cima da calçada, a única coisa que digo é: "Reclame com o prefeito!" Espero, dessa forma, causar revolta na população, forçando-a a reivindicar o cumprimento da lei, coisa que nunca aconteceu. Eu acho que só muda assim... se está como está é pq a população não se importa... o dia q se importar, a coisa muda.
 
Atitude brinlhante! Ninguém respeita mesmo então vamos $oder também!!!

É o seguinte, eu não tenho carro, eu não posso sacanear ninguém deste jeito. Espera, eu posso sim! Passar por cima de carro de babaca como você deve dar um prejuízo grande.

Realmente, você é brilhante. O que você faz, todo mundo faz mas nem todos falam publicamente e muito menos num espaço como este.

A população não se importa? Isto eu não sei mas é óbvio que VOCÊ não se importa.
 
Cara, não fale assim... Eu estou do seu lado. Não acho correto parar em cima da calçada, acho um absurdo.
Apenas cansei de ser o certinho e só me dar mal. Cansei de ser um só brigando com minha cidade inteira.

O dia que eu perceber que as leis são cumpridas, eu as cumpro também... por enquanto vivemos nesse faz de conta.
 
Concordo co você anônimo e estou do seu lado.

Vou começar a quebrar o para-brisa dos carros parados em cima da calçada e roubar seu aparelhos de som, quando os outros pararem de roubar eu paro tambem.

Vou fazer um portesto a favor do aumento de quase 100% dos parlamentares, afinal de contas os outros antes deles fizeram o mesmo e acho uma sacanagem sacrificarem os que já lá na vez deles de roubar.

Vou gastar litros de água por dia, afinal todo mundo lava calçada com água, e eeeeeu vou ficar economizando????

temos que ser o exemplo daquilo que queremos para nós mesmos...

Repensa sua estratégia ae vai...
 
Eu não acredito nisso! Você está do meu lado? Imagine se estivesse contra...

Certíssimo Ícaro! Usando os argumentos do anonymous coward (como o slashdot chama) podemos fazer de tudo. Vamos invadir a Bolívia e encher de porrada a indiarada. Os EUA fizeram isso no Iraque e ninguém falou nada.

É o opressor se transformando em vítima: "eu sou obrigado a desrespeitar as regras"

O grande problema é que, no que se refere a veículos automotivos, as regras de conduta social simplesmente não existem. O que em qualquer circunstância seria repudiado - no caso, atrapalhar a vida das pessoas, até mesmo colocando-as em risco - é normalmente aceito. Como é feito isso? Duas maneiras:

(a) "Não tenho opção"
(b) "Todo mundo faz e porque só eu vou 'sofrer'?"

Isto pode até fazer você se sentir bem mas continua sendo errado e imoral.

Você pode dizer que não é hipócrita porque reconhece que faz besteira mas não neste espaço onde me parece que o objetivo é alguma coisa do tipo respeite o teu vizinho mesmo se isso custar um pouco de esforço.
 
O que impressiona (e entristece) é a onisapiência da qual os motoristas se imaginam embutidos. Eles se acham na razão mesmo quando infringem as leis (como se estas já não protegessem demais os motorizados). Quase todo dia um carro pára em cima da faixa que estou atravessando. Ou então, quando estou atravessando, o sinal abre e os carros começam a roncar ameaçadoramente. Faço questão de terminar minha travessia APESAR do(s) carro(s), e sinalizar para o motorista que eu ficaria feliz de poder atravessar sem ter que desviar do seu poluidor particular de 2 toneladas... mas o máximo de retribuição que recebo são olhares, xingamentos, etc, recriminando A MIM. Claro, afinal, eu é que sou um idiota de querer andar justo onde há uma sagrada máquina da fumaça parada.
 
Vocês não entenderam. Deixa pra lá.
 
Postar um comentário

<< Home