terça-feira, junho 28, 2005

Calçadão do Mosteiro ao Mercado


Este é o Mosteiro de São Bento, ponto turístico do centro de São Paulo.

Aos domingos, o largo em frente fica cheio de carros estacionados. Pobre turista, que tira foto do Mosteiro e leva pra casa a imagem de um estacionamento.

A Prefeitura anunciou recentemente que pretende abrir calçadão da Florêncio de Abreu (ao lado do mosteiro) para o fluxo de automóveis. Pobres monges, que terão que conviver com poluição e barulho.

A justificativa é a "revitalização do centro". Acreditam (eles) que ao facilitar o fluxo dos motorizados, a região ganhará mais vida.

Fica a sugestão: em vez de acabar com os calçadões, que tal criar mais áreas livres de carros, afinal o uso indiscriminado do automóvel só gera poluição, barulho e degradação do ambiente urbano.

Imagine que delícia uma caminhada do mosteiro de São Bento até o Mercado Municipal, passando por um enorme calçadão cheio de bancos, cafés, árvores e artistas de rua.

A Florêncio de Abreu tem um patrimônio arquitetônico riquíssimo, casas com mais de um século de vida em ótimo estado de conservação. Algumas, infelizmente, cobertas pela poluição visual de outdoores gigantescos.

Privar o cidadão de contemplar com tranquilidade a história da cidade em detrimento do tráfego motorizado é um crime. Esperamos que ainda reste alguma lucidez aos que administram esta cidade, pois o tempo do "rouba mas faz (viadutos)" já é passado. Ou não?

voltar ao topo

Comments:
Nem me lembre desse assunto. Aliás, achei o largo no Google Maps: http://maps.google.com/maps?q=sao+paulo,+brazil&ll=-23.544002,-46.634173&spn=0.004710,0.005515&t=k&hl=en
Acredito que o próximo passo lógico seria abrir o viaduto Sta Ifigênia também para os veículos, cobrindo os desenhos de pedras visíveis pelo satélite com asfalto. Deprimente.
 
Nem fale, realmente acho que além de mais áreas proibidas para carros, deviam almentar para dois dias o rodízio de automóveis para duas vezes por semana. As pessoas tem que começar a pegar carona.. num cabem 5 pessoas em um carro?? É ridículo um carro para cada um.. mto individualísmo e falta de consciência.

Daisy
 
Postar um comentário

<< Home