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:.apocalipse em números
//dados referentes apenas ao município de São Paulo//
:. cenário e personagens//dados referentes apenas ao município de São Paulo//
- população: 10.434.252 habitantes *11
- frota de automóveis particulares: 5,6 milhões *14
- automóveis em circulação por dia: 3,5 milhões *1
- taxa de ocupação dos automóveis: 1,2 pessoas/veículo *1
- frota de motocicletas: 480.708 *11
- sistema viário (ruas): 17.220 km *11
- sistema viário monitorado pela CET: 550km *11
- buracos tapados por dia: 1,5 mil
- frota de bicicletas: 4,5 milhões *2
- bicicletas em circulação por dia: 300 mil *2
- ciclovias nas ruas: 4,5km *15
- ciclovias dentro de parques: 19 km *15
- frota de ônibus: 8 mil (+ 6 mil lotações e 4 mil intermunicipais)
- linhas de ônibus municipais: 830 concessionárias / 464 permissionárias *11
- cobertura das linhas de ônibus e lotações: 4.443 km *11
- corredores exclusivos para ônibus: 107km *11
- metrô: 60,2km / 54 estações
- metrô de Nova Iorque: 1.016km / 468 estações
- metrô da cidade do México (com a mesma idade do irmão paulistano): 220km
- passageiros do metrô: 1,9 milhões/dia *3
- trem (incluindo região metropolitana): 265,1km
- passageiros dos trens: 1,2 milhões / dia *3
- malha ferroviária brasileira em 1958: aprox 38 mil quilômetros
- malha ferroviária brasileira em 2005: aprox 30 mil quilômetros
- frota de táxis: 32.676 *11
:. barbárie
- média de congestionamento no horário de pico (dias úteis - manhã): 99km *1
- média de congestionamento no horário de pico (tarde): 111km *1
- velocidade média do trânsito no horário de pico-manhã: 38km/h *17
- velocidade média do trânsito no horário de pico-tarde: 20km/h *17
- quilômetros de vias monitorados pela CET: 560 *14
- mortos em "acidentes" de trânsito na cidade de São Paulo: 1586 *12
- homicídios na cidade de São Paulo em 2005: 3134 *12
- pedestres mortos em 2005: 757 *12
- ciclistas mortos em 2005: 39 *12
- motociclistas mortos em 2005: 177 *12
- ocupantes de veículos mortos em 2005: 132 *12
- mortos em "acidentes" de trânsito no estado de SP: 4907 *6
- mortos em "acidentes" por ano em todo o mundo: 1 milhão *16
- jovens entre 10 e 24 anos mortos em "acidentes" de trânsito no mundo: 400 mil *16
- os "acidentes" de trânsito são a principal causa de mortes de jovens entre 10 e 24 anos no mundo *16
- custo estimado dos "acidentes" em todo o mundo: US$ 518 bi *16
- "acidentes" com vítimas no Brasil em 2003: 333.689 *6
- mortos em "acidentes" de trânsito no Brasil: 32 mil/ano (2a causa de mortes "não naturais") *6
- vítimas de homicídios no Brasil: 45 mil/ano
- custo dos "acidentes" em São Paulo: R$1,4 bi/ano (IPEA/ANTP)
- se colocássemos todos os carros da cidade uma linha reta, seriam 21,4 mil quilômetros de fila, mais da metade da circunferência da Terra na linha do Equador (40 mil quilômetros)
- a cada 23 minutos a cidade ganha um carro a mais em circulação
- a cada 6 horas alguém morre por causa de um "acidente" de trânsito
- os veículos são responsáveis por 70% da poluição na cidade *4
- 7 a 10 pessoas morrem diariamente por causa da poluição (geralmente idosos ou crianças)
- mortos em autoestradas estadunidenses em 2005: 43.443 *10
:. expropriação
- área ocupada pelo estacionamento e circulação de automóveis: cerca de 30%
- vagas públicas e gratuitas nas ruas: 1 milhão *7
- vagas em Zona Azul: 31 mil *7
- vagas para motoristas com deficiência: 158
- vagas em estacionamentos particulares: 800 mil (9 mil empresas) *7
- bibliotecas: 326
- salas de cinema: 265
- valor de uma vaga de garagem em prédio do centro expandido: R$20 a 30 mil
- motoristas que nunca receberam as multas por terem placas de outros estados: 18,7% das infrações
- prejuízo anual com acidentes nas estradas brasileiras: R$26 bi (1,7% do PIB) *13
- prejuízo anual para o SUS com os acidentes nas estradas: R$13 bi (1/3 do orçamento) *13
- "custo médio" de uma morte nas estradas: R$144 mil *13
:. lixo e poluição
- pneus descartados anualmente no Brasil: 40 milhões *9
- pneus descartados anualmente na União Européia: 90 milhões *9
:. alívio
- frota de bicicletas no Brasil: 60 milhões *5
- distribuição por regiões: Sudeste - 44%, Nordeste - 26%, Sul - 14%, Centro-oeste - 8%, Norte - 8% *5
- Bicicletas por tipo: transporte - 53%, infantil - 29%, lazer - 17%, esporte - 1% *5
:. dados e referências
- pessoas/hora transportadas em um metro de rua (por modo de transporte)*8:
carro - 170
Bicicleta - 1,500
ônibus - 2,700
pedestres - 3,600
trem/metrô - 4,000
-energia usada por passageiro a cada milha (em calorias)*8:
carro - 1,860
ônibus - 920
trem - 885
à pé - 100
bicicleta - 35
- bicicletas por 1000 pessoas (metade dos anos 90)*8:
EUA - 385
Alemanha - 588
Holanda - 1,000
- Porcentagem das viagens de bicicleta no total de viagens (1995)*8:
EUA - 1
Alemanha - 12
Holanda - 28
- porcentagem de adultos obesos (2003)*8:
EUA - 30.6
Alemanha - 12.9
Holanda - 10.0
- Percentual do PIB gasto com saúde (2002)*8:
EUA - 14.6
Alemanha - 10.9
Holanda - 8.8
:. fonte
*1 - CET
*2 - ANTP
*3 - Folha de São Paulo, 27.out.2004
*4 - Estado de São Paulo, 13.nov.2004
*5 - ABRACICLO
*6 - Dentatran / 2003
*7 - Estado de São Paulo, 09.mar.2006, p.C6
*8 - Worldwatch: http://www.worldwatch.org/node/4057
*9 - Estado de São Paulo, 23.jun.2006, p.A16
*10 - Associated Press (22.ago.2006)
*11 - São Paulo em Movimento / concessionárias: ônibus, permissionárias: lotações e micro-ônibus
*12 - PRO-AIM / CEINFO / SMS-SP
*13 - "Impactos sociais e econômicos dos acidentes de trânsito no Brasil 2004-2005" - IPEA, ANTP, OPAN
*14 - Estado de S.Paulo, 18/03/2007
*15 - Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, março de 2007
*16 - OMS em reportagem do Estado de S.Paulo (23/04/07, p.C-6)
*17 - CET/Folha de S.Paulo (14/03/07)
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