segunda-feira, setembro 17, 2007

O Dia Sem Carro vem aí


"Centro da Cidade Sem Carros" - Zagreb (Croácia)
arte: Ivan Gregov - Emilija Simic
(usado com a permissão dos autores)


Sábado, 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro: uma joranada de reflexão sobre o uso do automóvel particular e ação por cidades mais humanas.

Em mais de 1500 cidades ao redor do planeta, pessoas, organizações, poder público e empresas se mobilizam para criar alternativas à destruição urbana e humana causada pela máquina de quatro rodas.

Em São Paulo, a semana será intensa e o :.apocalipse motorizado vai (tentar) acompanhar todas as novidades e notícias sobre o assunto, com várias atualizações diárias. Por hora, ficam suspensos os relatos da viagem à Europa em direção à conferência Toward Carfree Cities.

No sábado (22), acontece mais uma Bicicletada do Dia Sem Carro, com atividades lúdico-educativas durante todo o dia na Praça do Ciclista e uma massa crítica saindo às 15h.

Uma série de eventos e atividades estão sendo programados pela Prefeitura e pelo Movimento Nossa São Paulo.

Assim como no ano passado, as ruas da cidade serão palco de mais um Desafio Intermodal e de outra Vaga Viva.

Sobre a imagem acima: em um país muito distante, as autoridades locais resolveram construir imensas garagens na região central, sob o pretexto de atender a demanda de veículos existente. Grupos organizados, conscientes de que a construção de estacionamentos aumenta o fluxo de carros, decidiram eleger como tema para o Dia Sem Carro de 2007 um centro livre de máquinas poluentes.

veja também:

[blog do ruaviva]

[Dia Sem Carro em BH]

[World Carfree Network - Carfree Day]

[Semana Européia da Mobilidade]

voltar ao topo