quarta-feira, maio 17, 2006

No inverno, não respire



Imagem retirada do Bike Lane Diary do colega Martino, de Toronto (Canadá). Bem adequada ao inverno que se aproxima, quando as toneladas de poluentes lançadas pelos veículos não conseguem atravessar a atmosfera e o número de mortes por doenças respiratórias aumenta sensivelmente (tendo como principais vítimas crianças e idosos).

Tão chocante quanto a poluição é ver que a imprensa ainda trata a questão como um fenômeno natural. Essa reportagem do Estadão é exemplar: a repórter consegue escrever meia página sem citar a causa (!!!). Segundo pesquisas da FMUSP, 70% da poluição na cidade de São Paulo é causada pelos veículos motorizados (motos, ônibus, caminhões e carros).

Apesar do título "é tempo de se proteger da poluição", a reportagem é apenas uma coletânea das consequências. A única recomendação do texto é "não faça exercícios físicos em dias poluiídos".

Por que não aproveitar o espaço para fazer algo além de alertar os leitores sobre as consequências da poluição?

Não seria óbvio recomendar a redução do uso do transporte individual motorizado para proteger todos os cidadãos contra a poluição? Não seria mais óbvio ainda que esta deveria ser a informação principal, já que a causa maior da poluição é o transporte? Ou será que continuaremos a tratar a poluição como um fenômeno natural, que se agrava nos dias frios?

voltar ao topo